5 dicas fáceis e econômicas que vão transformar seu evento

Para ter uma festa com a sua cara, nem sempre é necessário ultrapassar o orçamento estipulado lá no início. É possível transformar totalmente seu evento, utilizando muitos itens que você já tem!

O casamento é uma data extremamente marcante por se tratar de um grande passo, uma grande mudança de rotina, com grandes decisões, literalmente uma nova fase na vida de duas pessoas. Além disso, envolve muitas emoções, não só do casal mas também de toda a sua família e amigos, e por isso é  tão significativo.

E que tal aproveitar toda essa carga emocional e reverter em ideias para a festa?

 

Isabelle e Alastair_NairaMartins_Shalom_Portal 2

Entrada da recepção de Isabelle e Alastair, no Portal Girassol com decoração de Shalom, foto de Naira Martins, Cerimonial Helenice Campelo

É inevitável: ao longo da vida, passamos por diversas experiências e sentimentos, e muitas vezes acabamos relacionando cada episódio com um objeto, uma comida, um lugar, etc.

Por exemplo: você lembra da casa da avó quando vê um balanço, ou daquela viagem com os amigos quando encontra um cavalo? Então, por que não colocar detalhes que remetam a essas lembranças boas compartilhadas com pessoas queridas?

Buzetti_Haras Sapezal

Fonte: Buzetti Fotografia e Filme, casamento no Haras Sapezal

Alguns objetos tem um valor emocional imenso, não pelo objeto em si, mas pela importância das recordações que eles trazem.

Fizemos uma lista com os 5 principais temas que você pode usar e abusar, para tornar seu grande dia ainda mais original e comovente para você e seus convidados:

  1. FOTOGRAFIAS E PORTA-RETRATOS

Faça cada convidado se sentir parte da história que levou vocês dois a este dia! Se tiver fotografias com a maior parte destas pessoas, imprima e monte um mural ou varal de fotos, próximo à entrada do salão ou da mesa de doces, visível a todos e de fácil acesso.

Mural de fotos do casamento de Isabelle e Alastair. Decoração Shalom, local Portal Girassol, fotografia de Naira Martins

Mural de fotos do casamento de Isabelle e Alastair. Decoração Shalom, fotografia de Naira Martins, Cerimonial Helenice Campelo

Se possuírem porta-retratos bonitos ou com algum significado (aquele da casa da avó, da mãe, ou da sua nova casa), vale a pena levá-los para a festa. Tome apenas o cuidado de posicioná-los longe da pista de dança, para não acontecer nenhum incidente. Pode-se também usar estes porta-retratos para relembrar outros casamentos importantes da família, como dos pais ou avós.

Outra ideia legal é, se os lugares forem pré-determinados, escrever uma mensagem personalizada no verso de cada foto e colocar na mesa de cada convidado. Além da delicadeza do gesto, também é uma boa forma de agradecer a presença de cada um, individualmente.

 

  1. ACESSÓRIOS PARA BOUQUET

O relicário preso ao bouquet é uma bela forma de homenagear alguém querido, alguém que já partiu, um casal em que vocês se espelham, demonstrando todo o seu carinho e reconhecimento. Para as noivas com pais já falecidos, que não querem substituí-los na entrada na cerimônia, é uma excelente alternativa e repleta de significado.

relicario

Relicário preso ao bouquet. Fonte: Inesquecível Casamento

Uma grande tendência também é o bouquet de broches! Nossas noivas Deborah Chedid e Michele Chedid, exploraram isso em seus casamentos:

Michele e Deborah Chedid_Bouquet de Perolas

O mesmo bouquet de pérolas foi utilizado por noivas da mesma família, cada uma acrescentando um novo item. Fonte: Cerimonial Helenice Campelo.

O bouquet contém diversos itens familiares, como pérolas e broches, e também pode ser usado como herança de família: cada geração de noivas acrescenta um novo item, tornando-o cada vez mais bonito e cheio de história pra contar.

 

  1. OBJETOS DE ESTIMAÇÃO

Já pensou em levar aquela imagem de santa ou padroeira que pertence à família para abençoar ainda mais seu casamento? Além da participação no dia, ela estará para sempre na vida do casal.

Esse é só um exemplo de um objeto que você já possui, e pode ser aproveitado na cerimônia ou recepção. Pense nos itens da casa dos seus pais, avós, tios! Pode ser qualquer item que, para vocês, mereça destaque: um abajur, sofá, poltrona… Tudo isso ajuda a tornar seu evento cada vez mais aconchegante e com cara de “recebendo em casa”.

Caso não seja possível transportar até o evento, verifique com seu decorador se ele possui algo similar, ou se poderia recriar.

PriEThi_Buzetti_Edilayne_ PortalGirassol

Balanço do casamento de Priscila e Thiago. Decoração Edilayne Ferraz, local Portal Girassol, fotografia de Buzetti, Cerimonial Helenice Campelo.

 

  1. DETALHES QUE REMETAM A HOBBIES OU ATIVIDADES DO CASAL

Veja essa mesa linda e inusitada, com paçocas na mesa dos doces. O noivo trabalha na própria fábrica das paçocas, e fez questão de acrescentá-las em seu casamento.

Portal Girassol_Buzetti_BetoJoao

Mesa de doces com pirâmide de paçocas. Fonte: Buzetti Fotografia e Filme. Local Portal Girassol, decoração Beto Aguiar e João Mulatto.

 

E esse casal, que tinha uma paixão por Harley Davidson, e decidiu fazer a entrada na recepção sobre 2 rodas? Repare também no detalhe da pista de dança com a marca da motocicleta, porém com o nome dos noivos!

Fernanda e Maurício_Harley

Casamento de Fernanda e Maurício, apaixonados por Harley Davidson. Cerimonial Helenice Campelo, local Vert.


E você, o que poderia incluir para valorizar e personalizar ainda mais sua festa?

Pode ser um hobby que vocês pratiquem, algo que remeta a como vocês se conheceram, enfim! Detalhes que podem ir do simples ao sofisticado, porém todos com o mesmo objetivo: deixar a festa única e com o perfil do casal!

 

  1. ITENS QUE PODEM SER APROVEITADOS NA NOVA CASA

Eles vão lembrar sempre o dia em que vocês oficialmente se uniram e celebraram com os amigos e família!

fiz com giz

Fonte: Fiz com Giz

Podem ser objetos decorativos (como plaquinhas românticas, quadros e lousas) ou recados/votos dos convidados (escritos durante a festa e guardados dentro de uma caixa, garrafa, gaiola ou na forma de mural).

gaiola recados

Gaiola para recados dos convidados. Fonte: Inesquecível Casamento

Tudo deve estar em harmonia com o restante da decoração e tema escolhidos.

 

Agora é só pensar em todas estas dicas e aplicar na sua festa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *