Não foi nada fácil, mas vocês definiram a lista de convidados, pensaram nos detalhes do convite, que está ficando pronto e em breve começará a maratona de entregas. E agora? Precisa caligrafar? Este é um momento em que realmente surgem muitas dúvidas!

POR QUÊ CALIGRAFAR O CONVITE?

O nome do convidado caligrafado diretamente no envelope torna muito mais pessoal e carinhoso.

Algumas empresas de convite já incluem a caligrafia em sua produção, o que economiza tempo dos noivos. Mas em geral é necessário levá-los a um calígrafo após os convites ficarem prontos.
Em ambos os casos, a lista de convidados deverá estar finalizada e revisada para ser caligrafada corretamente. Confirme nome e sobrenome de todos, afinal ninguém gosta de ver seu nome escrito errado, não é?

Endereçar de forma adequada também orienta o próprio convidado e esclarece quantas pessoas estão sendo aguardadas. E como sabemos, um crescimento inesperado na lista de convidados pode impactar questões estruturais, financeiras, etc. Evite saia justa com este breve resumo:

CONVITE AO CASAL

Ao convidar somente um casal, não extendendo aos demais membros da família, siga as orientações abaixo:

Casal com mesmo sobrenome:
» Sr. e Sra. Sérgio Luchesi
» Sérgio Luchesi e Sra.

Casal com sobrenomes diferentes:
» Sérgio Luchesi e Sra. Helenice Campelo

CONVITE AO CASAL E OUTROS MEMBROS
No caso do convite ser extensivo ao casal e demais membros da família que morem na mesma residência, como filhos e avós, o convite deverá ser endereçado como:

» Sérgio Luchesi e família

Se houver filho casado que mora em outra residência, enviar um convite distinto.

CONVITE AOS AMIGOS SOLTEIRO
» Sérgio Luchesi

CONVITE AOS AMIGOS EM RELACIONAMENTO
» Sérgio e Helenice
» Sérgio Luchesi e Helenice Campelo

IRMÃOS QUE MORAM NA MESMA RESIDÊNCIA
» José e João Silva
» José Silva e João Silva

Não é necessário usar a mesma “fórmula” em todos os convites. Uma vez que temos relações diferentes com cada convidado, pode-se selecionar alguns convidados para endereçar de forma mais descontraída e/ou intimista:

» Aos queridos amigos José e João Silva
» À querida avó Maria
» Aos amados pais
» Aos padrinhos Sérgio e Helenice
» Aos amados padrinhos Sérgio e Helenice

APELIDOS
Cuidado especial! Se o apelido remeter ao nome, como Érica > Eriquinha > Kinha ou Sérgio > Sergião, talvez dê para considerar “À querida amiga Kinha” ou “Ao amigo Sergião”. Porém, se o apelido for informal demais, como “Bola” ou “Bigode”, reflita se não é melhor mantê-lo no uso verbal do cotidiano, e não no convite de casamento.

_____________________________

Certa vez, nossa equipe do Cerimonial recebeu uma lista para RSVP na qual um convidado era o amigo “Bolão”. Claro que, antes de iniciar a confirmação ativa, entrei em contato com os noivos para obter o nome real do convidado. Imagine como seria estranho dizermos ao telefone: “Boa tarde, Sr. Bolão”?

Um grande beijo,
Helenice

© 2024 • CNPJ: 13.204.633/0001-63

Desenvolvido por Lumos Web
Fale conosco
preloader