papelaria para casamento, convite de casamento, como convidar, quem convidar, caligrafia para convite, convidado para casamento

Convite de casamento: como e quem convidar?

Não foi nada fácil, mas vocês definiram a lista de convidados, pensaram nos detalhes do convite, que está ficando pronto e em breve começará a maratona de entregas. E agora? Precisa caligrafar? Este é um momento em que realmente surgem muitas dúvidas!

 

POR QUÊ CALIGRAFAR O CONVITE?

O nome do convidado caligrafado diretamente no envelope torna muito mais pessoal e carinhoso.
Algumas empresas de convite já incluem a caligrafia em sua produção, o que economiza tempo dos noivos. Mas em geral, é necessário levá-los a um calígrafo após os convites ficarem prontos.
Em ambos os casos, a lista de convidados deverá estar finalizada e revisada para ser caligrafada corretamente. Confirme nome e sobrenome de todos, afinal ninguém gosta de ver seu nome escrito errado, não é?

 

Endereçar de forma adequada também orienta o próprio convidado e esclarece quantas pessoas estão sendo aguardadas. E como sabemos, um crescimento inesperado na lista de convidados pode impactar questões estruturais, financeiras, etc. Evite saia justa com este breve resumo:

CONVITE AO CASAL

Ao convidar somente um casal, não extendendo aos demais membros da família, siga as regras abaixo:

Casal com mesmo sobrenome:

» Sr. e Sra. Sérgio Luchesi
» Sérgio Luchesi e Sra.

Casal com sobrenomes diferentes:
» Sérgio Luchesi e Sra. Helenice Campelo

CONVITE AO CASAL E OUTROS MEMBROS

No caso do convite ser extensivo ao casal e demais membros da família que morem na mesma residência, como filhos e avós, o convite deverá ser endereçado como:

» Sérgio Luchesi e família

Se houver filho casado que mora em outra residência, enviar um convite distinto.

CONVITE AOS AMIGOS

Solteiros
» Sérgio Luchesi

Namorados
» Sérgio e Helenice
» Sérgio Luchesi e Helenice Campelo

Irmãos que moram na mesma residência e casais homoafetivos
» José e João Silva
» José Silva e João Silva

papelaria para casamento, convite de casamento, como convidar, quem convidar, caligrafia para convite, convidado para casamento, calígrafa

Não é necessário usar a mesma “fórmula” em todos os convites. Uma vez que temos relações diferentes com cada convidado, pode-se selecionar alguns convidados para endereçar de forma mais descontraída e/ou intimista:

» Aos queridos amigos José e João Silva
» À querida avó Maria
» Aos amados pais
» Aos padrinhos Sérgio e Helenice
» Aos amados padrinhos Sérgio e Helenice

APELIDOS

Tome cuidado especial! Se o apelido remeter ao nome, como Érica>Eriquinha>Kinha ou Sérgio>Sergião, talvez dê para considerar “À querida amiga Kinha” ou “Ao amigo Sergião”. Porém, se o apelido for informal demais, como “Bola” ou “Bigode“, reflita se não é melhor mantê-lo no uso verbal do cotidiano, e não no convite de casamento.

Certa vez, nossa equipe do Cerimonial recebeu uma lista para RSVP na qual um convidado era o amigo “Bolão”. Claro que, antes de iniciar a confirmação ativa (quando ligamos convidado por convidado confirmando sua presença ou ausência), entrei em contato com os noivos para obter o nome real do convidado. Imagine como seria estranho dizermos ao telefone: Boa tarde Sr. Bolão?

 

Um grande beijo,
Helenice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *